FILME - Moloch (2022)


Mais uma vez saímos dos ares americanos e fomos agraciados com um bom filme de terror. Desta vez o filme é uma produção original da Shudder de origem holandesa. A história tem início mostrando uma garotinha alimentando seu pequeno camundongo num quartinho quando, de repente, ela escuta fortes barulhos de pancadas vindos do andar de cima e, em seguida, sangue começa a pingar pelo teto. 


O filme salta trinta anos no futuro onde somos apresentados a Betriek que vive com sua pequena filha Hannah e seus pais numa casa no meio de uma bela região pantanosa no interior da Holanda. Várias coisas estranhas vão acontecer paralelamente em torno dessa região. Um senhor conhecido como “Homem do Saco” é encontrado morto num terreno onde ele parecia cavar algo. Enquanto isso, não muito longe, um grupo de arqueologia comemora a descoberta de um corpo de uma mulher de centenas de anos mas que ainda se encontra razoavelmente preservado. 



Em seguida, numa noite, a casa de Betriek é invadida e eles são atacados por um dos membros da escavação que aparentemente estava fora de sí. O mistério começa a crescer a medida em que a realidade se confunde com o folclore local - a lenda de Feike, cuja história diz que fora acusada injustamente de bruxaria e condenada a fogueira. Ela orou e pediu a ajuda de Deus mas quem respondeu foi um Deus Pagão chamado Moloch que lhe concedeu o poder para se vingar. Essa lenda é muito importante para a região onde anualmente os locais celebram os feitos de Feike, tida como uma grande heroína símbolo de resistência - cabe a Betriek tentar descobrir o mistério que a ronda, uma vez que ela já sente sua família amaldiçoada devido a seu histórico. 


A vó cortou a própria garganta, o seu marido morreu, seu pai teve problemas com álcool e sua mãe parece doente. Toda essa trama está bem roteirizada e muito bem ambientada num cenário que parece ter saído de uma história em quadrinhos de terror. O filme tem uma bela fotografia que somada a música soturna nos proporciona uma experiência mais vívida. 


A protagonista carrega muito bem a história e o diretor nos mostra como pode valer a pena um bom desenvolvimento em cima de pequenas lendas locais e como elas podem ser aterrorizantes. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 88% Tomatometer / 🍿58% Audience Score
IMDb: 6,1

País: Holanda
Direção: Nico van den Brink
Roteiro: Daan Bakker, Nico van den Brink
Produção: Sabine Brian
Elenco: Sallie Harmsen, Johan Fretz, Anneke Blok, Markoesa Hamer, Phi Nguyen, Alexandre Willaume, Jack Wouterse
Distribuidora: Shudder











 

Comentários