FILME - Incantation / Marcas Da Maldição (2022)


Esse filme taiwanês tem um formato de pseudodocumentário e mantém a boa qualidade do gênero de terror que o país vem produzindo. Aliás, o cinema asiático vem se destacando muito bem no que diz respeito a roteiros originais. Ao início da história já somos apresentados a nossa protagonista, Li Ronan numa gravação onde ela revela que há seis anos atrás violou um terrível tabu e isso gerou graves consequências a quem se aproximasse ou de alguma maneira se envolvesse.


Vamos perceber em seguida que o filme se passa em duas linhas de tempo. Os dias atuais e os fatos ocorridos há seis anos, e isso por algumas vezes deixa a trama um pouco confusa. Na linha de tempo atual Ronan está no processo de recuperar a guarda de sua filha Dodo de seis anos, e aí percebemos que os acontecimentos do passado é que a comprometeram a isso. Acontecimentos esses que dizem respeito a um canal de youtube chamado “Murmúrios Bizarros” composto por Ronan e os primos Yuan e Dom. 



Esses primos são convocados por um tio a participar pela primeira vez de um ritual familiar que acontece há muito tempo com um intervalo de décadas, e eles acham que pode ser uma boa chance de encontrar algo sobrenatural já que existe um boato a respeito de um misterioso túnel. Não vamos dar spoiler, mas os acontecimentos daqui em diante ficam muito bizarros e fora de controle. Dom que namora Ronan descobre lá que ela está grávida e toda essa atmosfera em torno da relação ajuda a deixar tudo mais tenso no que virá a acontecer. A trama se divide entre as consequências do passado recaindo sobre a filha de Ronan e como ela pode tentar reverter essa situação.



Acabamos criando uma simpatia pela personagem, pois essa mãe carregada de culpa, faz absolutamente de tudo em prol da pequena e carismática Dodo. A narrativa do presente se dá em parte nas gravações feitas por Ronan em sua casa, em situações do dia a dia entre mãe e filha, onde acabam acontecendo algumas coisas bem estranhas. Já no que diz respeito ao passado temos um formato found footage acerca da câmera recuperada que pertencia a Yuan, que são completamente perturbadoras, sinistras e reveladoras. Os enquadramentos bem feitos nos ambientes somados a pouca iluminação e efeitos práticos por vezes proporciona realismo e imersão na história, e os atores conseguem passar um sofrimento bem convincente. 


O maior problema mesmo são as duas linhas de tempo, e a duração poderia tranquilamente ser um pouco menor. Mas é uma boa e sinistra história original ligada a rituais, e dizem ser baseadas em acontecimentos reais. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 63% Tomatometer / 🍿52% Audience Score
IMDb: 6,2

País: Taiwan
Direção: Kevin Ko
Roteiro: Che-Wei Chang, Kevin Ko
Produção: Jacys Cheng-Yu Lin, Hsu-fen Yang
Elenco: Hsuan-yen Tsai, Ying-Hsuan Kao, Sean Lin, Ching-Yu Wen, Sin-Ting Huang, 
Distribuidora: Netflix











 

Comentários