Hoje estreia nos cinemas brasileiros mais um filme de Jordan Peele, então decidimos falar um pouquinho mais sobre esse grande nome do horror contemporâneo que é cineasta, ator, diretor e roteirista.
Jordan Haworth Peele nasceu em Nova York em 21 de fevereiro de 1979. Criado por uma mãe solteira, sempre se interessou pelas artes cênicas e acabou estudando artes liberais na Sarah Lawrence College, mas abandonou a faculdade após dois anos e fundou uma dupla de comédia com sua colega de quarto, Rebecca Drysdale. Estreou na televisão em 2003 em um programa de esquetes humorísticas e foi indicado ao Emmy em 2008 por uma paródia feita nesse programa. Em 2012, estrelou uma série de comédia chamada Key & Peele, com seu amigo Keagan - Michael Key. O seriado foi indicado a diversos prêmios e ganhou muitos deles. Também fez inúmeras pontas em outros seriados. Após essa trajetória como ator, decidiu ir para trás das câmeras. Seu primeiro filme como diretor foi o terror Corra (Get Out - 2017). Além da direção, Peele assina o roteiro do filme. Corra teve quatro indicações ao Oscar (direção, roteiro original, ator, filme) e ganhou como melhor roteiro original, marcando a primeira vitória de um cineasta negro na categoria e um dos poucos reconhecimentos do gênero do terror feito pela academia, além de ser o filme mais rentável do ano. Em 2019, dirigiu e roteirizou mais um sucesso, Nós (Us). Também em 2019 produziu e apresentou o reboot de Twilight Zone e produziu e roteirizou uma série para o Youtube chamada Weird City. Após dois anos de atraso devido à pandemia, em 2021 lançou como produtor o reboot de Candyman, chamado de A Lenda de Candyman.
O cinema do horror vem sofrendo diversas transformações nos últimos anos e Jordan Peele tem contribuído para isso. Seus filmes discutem temas sócio-políticos extremamente relevantes com críticas sociais e muito simbolismo. Possuem roteiros bem amarrados, são surpreendentes e apresentam uma atmosfera que prende a atenção do telespectador, além de trazerem a representatividade, tão importante e necessária, nas telas. Peele é comparado a grandes nomes como Hitchcock e já rejeitou esse tipo de título. O fato é que ele tem um estilo único que o levou a ser reconhecido e admirado!
Hoje, com um pequeno atraso em relação aos Estados Unidos, estreia Nope (Não! Não Olhe!) que Jordan Peele escreve o roteiro, dirige e co-produz.
Comentários
Postar um comentário