Viemos trazer essa recomendação de leitura que se encontra muito bem organizada nesses 4 volumes em formato Omnibus lançados pela Editora Mythos com um breve review sobre o sucesso do “Maior Investigador de Casos Paranormais do Mundo”. O criador de Hellboy é o norte-americano Mike Mignola, autor e ilustrador contínuo do personagem. Sua primeira aparição foi em maio de 1993 na revista italiana Dime Press e em seguida a revista americana San Diego Comic Con Comics e nestas duas publicações ele ainda não era vermelho como o conhecemos.
O visual vermelho se deu ao final de 1993 numa participação da revista americana Next Men #2 para logo depois em março de 1994 ele ganhar sua primeira publicação fixa “Hellboy - Seed Of Destruction” pela editora Dark Horse. A saga de nosso herói tem como origem o ano de 1944, Segunda Guerra Mundial onde os nazistas contratam o mago Rasputin para invocar o mal e estabelecer o apocalipse na terra através das forças do Inferno. Essa ação ficou conhecida como “Projeto Ragnarok” e ao mesmo tempo os planos nazistas são frustrados por um grupo de aliados cujo um dos integrantes, o Professor Trevor acaba descobrindo que o ritual teve êxito em invocar um pequeno e dócil bebê demônio que demonstra bondade desde cedo.
Ele recebe o nome de Hellboy e passa a ser criado pelo professor que o ensina os valores da vida e as virtudes da humanidade assim como tudo sobre o combate às forças das trevas. Trevor fundou o B.D.P.D. ( Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal) do qual Hellboy faz parte ao atingir a maioridade e junto com outros personagens tão cativantes e únicos quanto ele, somam forças a guerra contra bruxas, nazistas, magos, entidades, monstros lovecraftianos e demônios. O Universo criado por Mignola é muito bem galgado e amarrado a várias referências da cultura da mitologia e religião eslava, alemã e do leste europeu.
Todas essas características e o fato de termos uma pessoa continuamente no comando de tudo resulta numa linha do tempo muito coesa e que ainda possibilitou uma pequena expansão com spin-offs como por exemplo a revista do B.D.P.D., e também o melhor amigo-irmão de Hellboy, Abe Sapien em sua própria aventura solo. Com o tempo descobrimos que Hellboy é filho de uma bruxa humana com um demônio, assim como sua enorme e diferenciada mão direita na verdade é uma manopla de pedra invulnerável que funcionaria como possível chave para liberar deuses do caos na terra e toda hora ele é lembrado por diferentes entidades de que deve seguir seu propósito maior e agir como agente do mal. Isso vai atormentar Hellboy por toda a saga. Tá aí um prato cheio e de fácil acesso além de ser um ótimo caminho de entrada ao universo de quadrinhos de mistério, fantasia e terror. Além disso, claro, o traço de Mike Mignola, um mestre da luz e sombra, por essa obra ganhou prêmios de melhor obra gráfica e melhor escritor. Por todos esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Comentários
Postar um comentário