HQ - Batman a Trilogia do Vampiro (1991)





Apesar da primeira aparição de Batman ter sido em março de 1939 na revista “Detective Comics 27”, ficou estipulado pela DC desde 2014 que a data seria no terceiro sábado de setembro, para coincidir com a San Diego Comic-Con. Sendo assim resolvemos falar aqui um pouco sobre uma das melhores histórias de terror do Batman. A Trilogia do Vampiro, escrita por Doug Moench e desenhada por Kelley Jones que faz parte do selo “Elseworlds” da DC, referindo-se à publicações que retratam uma realidade alternativa ou universos paralelos, mostrando situações não convencionais ao personagem.


 A trama apresentada aqui se divide em “Chuva Rubra”, “Tempestade de Sangue” e “Bruma Escarlate” e traz a tona a revelação de uma horda de vampiros para um racional, lógico e incrédulo Batman. Isso acontece depois que suas investigações sobre a morte de vários indigentes o levam aos subterrâneos de Gotham onde se dá o encontro com o grande responsável e líder dos predadores, o Drácula. Nesse meio tempo, Batman conhece uma mulher vampira que junto de outros renegados, tentam combater aquele que os transformou. Eles se alimentam só de sangue sintético, evitando matar qualquer ser-humano, mas a mulher morde Batman para lhe dar poderes suficientes e derrotar Drácula.


Temos muita violência, muita morte, muito sangue, e veremos o nosso herói de um jeito bem diferente. Um vampiro porém de coração puro, contido em não saciar sua sede de sangue mas beirando a loucura para tal. Será que ele consegue? E claro que não poderia faltar a aparição do Coringa querendo tirar o máximo proveito dessa situação, conseguindo até mesmo liderar sua própria gangue de vampiros. O perigo é sempre iminente com o Batman a ponto de se corromper a qualquer instante, mas é muito legal vê-lo se transformando de verdade em um morcego. As ilustrações são fantásticas, transmitem um verdadeiro horror e a história é bem roteirizada. Por isso vale muito a pena ir atrás dessas publicações que originalmente foram lançadas em 1991, 1994 e 1998. Aqui no Brasil em 1992 pela Editora Abril (Chuva Rubra) e posteriormente em 2001 pela Editora Mythos (Tempestade de Sangue e Bruma Escarlate). Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!









 

Comentários