FILME - Dawn Of The Dead / Madrugada Dos Mortos (2004)

 


Pegando carona do post anterior, nossa indicação é esse remake de Despertar dos Mortos (Dawn Of The Dead - 1978). O original foi dirigido por George A. Romero e roteirizado por ele juntamente com Dario Argento. Já nessa versão, Romero continua como roteirista. Esse é um dos poucos casos em que um remake é bom. Aqui nos é apresentada uma nova roupagem, trazendo zumbis mais ágeis e sanguinolentos. Há a presença de críticas sociais, mas o original explora mais essa parte. O filme retrata o início do caos de um mundo em que uma contaminação zumbi surge. Temos como foco um grupo de pessoas que, para escapar, fica isolado em um shopping de uma cidade. 


Além de terem que enfrentar a ameaça dos mortos-vivos, a fome, a sede e a falta de recursos, precisam conviver entre si e lidar com suas diferentes personalidades e opiniões. O filme não se propõe a explicar o que gerou essa horda de zumbis, só sabemos que eles se multiplicam em uma velocidade impressionante, basta ser atacado para se tornar um deles. Há bastante ação, momentos de tensão e suspense, muito gore e sangue. É um filme bem violento e as cenas de mortes são explícitas.


É por isso que a classificação do filme, quando lançado no cinema, foi de 18 anos. Mesmo não tendo um roteiro elaborado, o filme nos deixa incomodados por presenciar o desespero das pessoas. O elenco está bem em seus papéis, muitos deles caricaturados. A edição é ótima, bem como a fotografia e a trilha sonora. Os zumbis são extremamente bem feitos juntamente com todos os efeitos especiais e maquiagem. A cena de abertura, com “The Man Comes Around”, de Johnny Cash, é angustiante. Uma curiosidade interessante do filme é a participação de 3 atores que estavam no original: Ken Foree (como um padre evangélico que reproduz a icônica frase: “Quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a Terra”), Scott H. Reiniger (como um militar) e Tom Savini (como um xerife). Todos aparecem no momento em que os personagens estão assistindo televisão. Madrugada dos Mortos é um bom exemplar de um filme de zumbis: bem feito, ágil, tenso, direto ao ponto e que nos incomoda. E contém cenas pós crédito. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅76% tomatometer/ 🍿77% audience score
IMDb: 7,3










Comentários