FILME - Dawn Breaks Behind the Eyes / Vozes do Amanhecer (2021)


Dawn Breaks Behind the Eyes é praticamente uma homenagem aos filmes giallo, e por esse motivo, os apreciadores do estilo, aproveitam melhor as referências. Esse é um daqueles filmes com a difícil característica de se resenhar sem entregar muito. Após uma viagem de carro, o casal Dieter e Margot chegam a um castelo que ela herdou de seu tio. Dieter tem interesse em avaliar minuciosamente a propriedade para projetar os lucros referentes a sua venda. Margot, ao contrário, sente-se atraída e demonstra interesse em ficar com o castelo.


 Já no início da história, fica bem claro o relacionamento tóxico do casal. O mal-humorado e grosseiro Dieter reclama sem parar, além de apresentar algumas disfunções emocionais. Margot é melancólica e vive mergulhada em seus pensamentos, além de falar sozinha consigo mesma. O tema central da trama diz respeito a fragilidade das relações marido e esposa e como eles são permissivos com sua crescente deterioração. Tudo muda e fica mais intenso à medida em que o casal adentra outros aposentos dessa enorme e misteriosa edificação de atmosfera fantasmagórica que acaba sendo por si só um personagem à parte. Diga-se de passagem que a fotografia aqui é belíssima, com uma locação muito assertiva, onde temos a mansão com a estrutura de um castelo largado pelo tempo que somado a excelente produção de iluminação, resulta em um cenário que parece uma pintura.




Não é um filme para todos, principalmente para o espectador avesso a filmes europeus. A trama traz reviravoltas e não entrega exatamente uma explicação, deixando algumas coisas de forma bem subjetiva. É o tipo de filme onde a experiência visual tem um peso maior do que a história, mas não que ela seja ruim. Destaque para o diretor Kevin Kopacka e toda sua equipe de produção que entrega um bom trabalho aproveitando da melhor forma possível seu baixo orçamento. Com toda a qualidade que já falamos da locação, temos ótimas cenas com contraste de luz e sombra, além do uso de cores fortes, bem característico lá nos filmes giallo dos anos 60 e 70, e um bom uso de efeitos práticos. É um bom entretenimento e de curta duração, apenas 75 minutos. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!




Rotten Tomatoes: 🍅100% Tomatometer / 🍿78% Audience Score 
IMDb: 5,1

País: Alemanha
Direção: Kevin Kopacka
Roteiro: Lili Villányi, Kevin Kopacka
Produção: Lili Villányi, Kevin Kopacka
Elenco: Anna Platen, Jeff Wilbusch, Luisa Taraz, Frederik von Lüttichau, Bill Becker, Christopher Ramm, Elena Gomez Alvarez, Gregor Grause, Robert Nickisch, Max Cramer
Distribuidora: Crossbones GmbH

Comentários