FILME - The Offering / Oferenda Ao Demônio (2022)


Nesse filme o terror se veste com tradições judaicas. Os erros de um homem que não aceita a morte da esposa causarão consequências drásticas, porém a uma outra família. Em seguida, no que parece ser um encontro de reconciliação depois de muito tempo, Arthur traz sua mulher grávida, Claire, para conhecer seu pai Saul, dono de uma funerária. O pai, disposto a deixar os conflitos para trás, os recebe muito bem e Arthur até se oferece para ajudar nos serviços que acontecem no subsolo da casa. 


O fato é que Arthur já tem problemas suficientes e precisa da ajuda do pai para resolver uma pendência financeira. Porém, por uma infelicidade do destino e um pequeno deslize, a maldição respectiva a uma antiga entidade demoníaca, se fará presente, criando ilusões e manipulando as ações das pessoas que estão na casa. O filme apresenta uma ambientação bem produzida no que diz respeito à funerária e a casa, que é grande, com papéis de parede, cheia de fotografias e objetos antigos. A proposta de evocar essa figura do mal enraizada na cultura judaica também parece interessante e se mostrava bem promissora no trailer, mas acaba não sendo bem desenvolvida. 




Aliás, o diretor, que apelou para os clichês, não se contém mostrando a figura demoníaca (mal feita), estragando o efeito “surpresa”. Uma personagem que diz respeito a uma garotinha, apresenta uma maquiagem nível “pegadinha do Silvio Santos”. Faltou aprofundamento nos personagens, parecia que Claire seria a protagonista até que em dado momento ela só transita pela casa. O marido Arthur é interpretado pelo ator Nick Blood que até se esforça, mas não convence, parecendo mais um coadjuvante do que um protagonista. Ele possui uma expressão meio cômica e boba que não ajuda em nada em um filme de terror. O pai, Saul, foi o melhor personagem na nossa opinião. Sinceramente para nós não valeu o ingresso do cinema. A ação, que também é fraca, sobressai o terror que passou longe em um filme que tinha potencial, dada a proposta. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO DEIXA POR SUA CONTA E RISCO!


Rotten Tomatoes: 🍅 79% Tomatometer / 🍿63% Audience Score 
IMDb: 5,2

País: EUA, Reino Unido, Bulgária
Direção: Oliver Park
Roteiro:  Hank Hoffman
Produção: Les Weldon, Yariv Lerner, Jeffrey Greenstein, Jonathan Yunger, Hank Hoffman, Sam Schulte
Elenco: Nick Blood, Emily Wiseman, Allan Corduner, Paul Kaye, Daniel Ben Zenou, 
Distribuidora: Decal

Comentários